Oração do Rosário e Terço: são a mesma coisa? 

ebookb

A Oração do Rosário é um dos maiores tesouros da fé católica. Ela resume aquilo que cremos e professamos, além de ser um poderoso instrumento de graça para o mundo.

A palavra Rosário vem do latim e significa “coroa de rosas”. Assim, a tradição católica nos ensina que a cada Ave-Maria rezada, Nossa Senhora é coroada com rosas, como Rainha do Céu e da Terra.

Na aparição de Fátima, Nossa Senhora disse aos pastorinhos que “não há problema de ordem pessoal, familiar ou nacional que a Oração do Terço não possa ajudar a resolver”.

Foi também após as aparições em Fátima que a Oração do Rosário se tornou ainda mais difundida, após ter sido pedida pela Virgem Maria aos pastorinhos, para a salvação dos pecadores.

Mas, afinal, qual a origem do Rosário? Há diferença entre a Oração do Terço e a Oração do Rosário? Qual é a forma correta de se rezar? A resposta para essas perguntas está aqui. Continue lendo!

A origem da Oração do Rosário

Milhares de pessoas ao redor do mundo conhecem a Oração do Rosário. Mas o que muitos não sabem é que nem sempre esta oração teve a estrutura que tem hoje.

A origem da Oração do Rosário remonta à vida monástica, onde os monges recitavam os 150 salmos. Inspirados por essa prática, leigos começaram a rezar 150 Ave-Marias em sua devoção.

Como muitos não sabiam ler ou não tinham tempo suficiente para cumprir esta prática monástica, em vez de 150 salmos, esses fiéis passaram a rezar 150 Ave-Marias.

Ao longo dos séculos, essa antiga prática de oração teve várias alterações à medida que ia sendo difundida entre os cristãos católicos por todo o mundo. Por sua simplicidade, muitos corações se renderam às repetições singelas da Oração do Rosário.

Há diferença entre o Terço e a Oração do Rosário?

Muitas pessoas se confundem e até mesmo afirmam que a Oração do Rosário é a mesma coisa do Terço. Porém, entender a diferença entre o Terço e o Rosário é simples: basta observar como cada um é rezado.

Até o ano de 2002 o Rosário era composto por 150 Ave-Marias, que foram divididas em grupos de 50 Ave-Marias. Ou seja, cada grupo correspondia a um terço da quantidade total. Dessa forma, já conseguimos compreender o porquê do nome do objeto usado nesta oração chamar-se Terço.

Logo, o Terço é composto por 50 Ave-Marias, que são divididas em grupos, formando, assim, aquilo que chamamos de mistérios. Dessa forma, quando falamos que rezamos o Terço, estamos repetindo 50 vezes a Oração da Ave-Maria. E, quando rezamos o Rosário, a Oração da Ave-Maria é repetida 150 vezes.

A alteração feita na Oração do Rosário em 2002

Hoje em dia, o Rosário não possui mais 150 Ave-Marias, mas sim 200. Isso se deu recentemente, após uma alteração feita em 2002 pelo Papa João Paulo II.

Por meio da carta apostólica “Rosarium Virginis Mariae” (O Rosário da Virgem Maria), o Papa acrescentou mais um grupo de 50 Ave-Marias à Oração do Rosário (este novo grupo foi chamado de “mistérios luminosos”). Dessa maneira, a Oração do Rosário conta hoje com 4 Terços.

O que a Igreja fala sobre o Santo Rosário?

Há muito tempo, os Papas valorizam e recomendam a Oração do Rosário.

O Papa João Paulo II tinha como estandarte de seu papado a famosa expressão “Totus tuus”. Essa frase significa “todo teu”, referindo-se à Virgem Maria, e foi aderida por muitos cristãos como itinerário espiritual.

Também o Papa Bento XVI, em 10 de outubro de 2010, disse que o Rosário é “a oração mais querida pela Mãe de Deus e que conduz diretamente a Cristo”.

Ainda, São Pio X nos ensina sobre a Oração do Rosário: “Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário”.

Dessa maneira, colocam em prática os ensinamentos referentes à Santa Igreja, afirmados no Catecismo, quando diz: “A oração cristã procura, de preferência, meditar os mistérios de Cristo, como na lectio divina ou no Rosário” (n.2708).

Além dos Papas, há ainda ensinamentos quase infinitos deixados pelos Santos que passaram pela Igreja. Veja:


1- São Luís Maria Grignion de Montfort

“A prática do Santo Rosário é verdadeiramente grande, sublime, divina. Foi o Céu que vo-la deu para converter os pecadores mais endurecidos e os hereges mais obstinados”.

2- Santo Afonso Maria de Ligório

“Se quisermos, pois, ajudar as santas almas do purgatório, procuremos rogar por elas à Santíssima Virgem em todas as nossas orações, aplicando-lhes especialmente o Santo Rosário, que lhes dá grande alívio”.

“Felizes as pessoas que rezam bem o Santo Rosário, porque Maria Santíssima lhes obterá graças na vida, graças na hora da morte e glória no Céu”.

3- São João Maria Vianney (Cura d’Ars)

“Com esta arma, afastei muitas almas do diabo”.

4- São João Bosco

“Todas as minhas obras e trabalhos têm como base duas coisas: a Missa e o Rosário”.

5- São Pio de Pietrelcina

“Amai Nossa Senhora e tornai-A amada. Rezai sempre o seu Rosário e divulgai-o”.

Portanto, se os Papas e os Santos tinham em grande conta a Oração do Rosário, assim, também nós não podemos desperdiçar essa valiosa oração.

Como rezar a Oração do Rosário da forma correta?

Embora a Oração do Santo Rosário seja uma prática muito antiga, ainda há pessoas que têm dúvida em como rezar da maneira correta. Por isso, preparamos um material exclusivo, explicativo, que te ajudará a rezar a Oração do Rosário da maneira certa.

Clique aqui para baixar nosso material gratuito: “Como Rezar o Rosário!”