Quem é verdadeiramente um devoto de Nossa Senhora Aparecida sabe que sua devoção vai além de um costume religioso. É um impulso interior que o coloca sempre em ação para praticar e propagar essa devoção.
Assim, o coração de um devoto da Virgem Aparecida tem ânimo, alegria e esperança para viver e difundir os motivos da sua devoção.
Porém, muitas pessoas se dizem devotas de Nossa Mãe Aparecida, mas poucas o são de fato. Isso porque nem todo mundo compreende o real significado da palavra devoto, sendo esta utilizada muitas vezes de forma incorreta e até mesmo banalizada.
Assim, esse texto servirá para ajudar aqueles que querem deixar de lado a superficialidade e se tornarem verdadeiramente devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Mas também é ideal para quem já é um devoto fiel, mas deseja aprofundar-se e difundir ainda mais a grande graça que é ser devoto da Padroeira do Brasil.
Continue lendo!
O que significa ser um devoto?
A palavra “devoção” tem sua origem no latim “devotio, devotionis“, que significa dedicação, consagração, voto religioso”. Este termo é derivado do verbo latino “devoveo, devovēre, devovi, devotum“, que significa “dedicar, consagrar, prometer solenemente”.
A raiz “de-“ sugere um movimento descendente ou uma ação intensificada, enquanto “voveo, vovēre” significa “prometer” ou “votar”.
Portanto, a palavra “devoção” originalmente carrega o sentido de uma dedicação ou compromisso profundo e solene, ou seja, pública.
Dessa maneira, quando dizemos que somos devotos de Nossa Senhora Aparecida, afirmamos que ela tem a nossa afeição, dedicação e a Ela somos consagrados. Além de transbordarmos de amor, de tal forma que outros serão tocados por nossa devoção.
Ser devoto de Nossa Senhora Aparecida desrespeita a Deus?
Ser devoto de Nossa Senhora é desrespeitar a Deus? Devido às interpretações erradas que muitos fazem a respeito de Nossa Senhora, muitas dúvidas como essa podem surgir!
Mas a grande verdade é: não! Ser devoto de Nossa Senhora Aparecida não é um desrespeito a Deus. Pelo contrário, Deus se alegra quando veneramos a Virgem Maria e a Ela nos consagramos, pois assim pode derramar muitas graças sobre nós.
São Tomás de Aquino diz que devoção é “a vontade pronta para se entregar a tudo que pertence ao serviço de Deus”. Ou seja, ao culto divino. Sendo assim, toda a verdadeira devoção tem como fim último o próprio Deus.
Dessa maneira, aqueles que são devotos de Nossa Senhora Aparecida encontram a Deus mais facilmente, pois, têm um atalho seguro para isso: a Virgem Maria.
Pois, assim como afirma o Papa João Paulo II:
“O que buscavam os antigos romeiros? O que buscam os peregrinos de hoje? Aquilo mesmo que buscavam no dia, mais ou menos remoto, do Batismo: a fé, e os meios de alimentá-la. Buscam os sacramentos da Igreja, sobretudo a reconciliação com Deus e o alimento eucarístico. E voltam revigorados e agradecidos à Senhora, Mãe de Deus e nossa”.
Portanto, um verdadeiro devoto de Nossa Senhora jamais desrespeitará a Deus, ao contrário, poderá encontrá-Lo mais facilmente.
Atitudes para ser devoto da Nossa Senhora Aparecida
Para ser devoto de Nossa Senhora Aparecida precisamos tomar algumas atitudes se realmente desejamos crescer em sua devoção. Veja algumas abaixo:
- Rezar o Rosário regularmente, meditando sobre os mistérios da vida de Cristo e de Maria.
- Ter vida de oração e intimidade com Nossa Senhora Aparecida;
- Participar de novenas em honra a Nossa Senhora Aparecida;
- Assistir à Missa, especialmente nas festas da Virgem de Aparecida;
- Frequentar a Missa aos sábados, tradicionalmente dedicados à Virgem Maria e renovar a devoção através da oração de consagração a Nossa Senhora Aparecida;
- Ler e meditar sobre as Escrituras, documentos marianos da Igreja e especialmente os Evangelhos que falam sobre Maria;
- Sempre recordar e difundir a história da aparição de Nossa Senhora Aparecida e seus milagres;
- Fazer o ato de consagração a Nossa Senhora Aparecida solenemente e renová-lo no dia a dia através de suas orações pessoais;
- Organizar peregrinações a Santuários de Nossa Senhora Aparecida e promover encontros para difundir essa devoção;
- Promover e contribuir, sempre que possível, com as campanhas e eventos que servem para difundir a devoção e engrandecimento da Padroeira do Brasil.
A contribuição material também é um ato de devoção
Uma das coisas que mais atesta a quem quer ser devoto de Nossa Senhora Aparecida é a nossa generosidade em favorecer a propagação dessa devoção.
Pois, um verdadeiro devoto não se contenta em viver sozinho essa experiência de fé, antes deseja que, assim como ele, outros conheçam a beleza e os benefícios de sua devoção.
Dessa maneira, todo devoto sabe que sua devoção precisa ir além do espiritual. Pois, para que outros façam a experiência com o amparo maternal da Virgem de Aparecida precisa-se oportunizar esses encontros.
E é a contribuição material que torna isso possível.
Por exemplo, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida de Astorga, o 2º maior do Brasil, os devotos preocupam-se também em tornar a casa da Mãe um ambiente agradável e acolhedor.
Assim, todas as benfeitorias físicas que são feitas no Santuário é com o grande intuito de proporcionar uma melhor experiência para os fiéis.
Clique aqui e contribua com a campanha NOSSA MÃE MERECE!
O dia a dia de um devoto
Ser devoto de Nossa Senhora Aparecida é buscar alimentar a sua devoção todos os dias. Afinal de contas, quanto mais ele for fiel à sua devoção, mais perto de Jesus e de Maria ele estará.
Infelizmente muitas pessoas até se dizem devotas, mas na verdade enfrentam diversas dificuldades para manterem-se fiéis aos seus propósitos e à sua entrega.
Por isso, é necessário ter sempre uma rotina devocional para que as inúmeras circunstâncias de nossa vida não acabem por sufocar a busca por uma vida devota.
E foi pensando nisso que nós criamos o Manual do Devoto. Esse material tem o objetivo de auxiliar-nos na busca pela intimidade com Deus e com Nossa Senhora Aparecida.
Assim, nossa alma estará sempre em prontidão para servir a Deus com uma entrega generosa.