Ao se questionar sobre fazer uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, lembre-se: Nossa Senhora é mãe de todos nós!
E isso se deve ao fato de que o seu próprio filho, no alto da cruz, nos presenteou com a sua Mãe ao dizer estas palavras ao discípulo João: “Eis aí tua mãe” (Jo 19, 27). Logo, toda a humanidade se encontrava naquele instante na pessoa de João.
Portanto, Maria, Mãe de Jesus, torna-se, a partir daquele momento, a Mãe de todos nós, acolhendo-nos com amor e compaixão em nossa peregrinação rumo ao céu. E assim como o discípulo João acolheu Maria como sua mãe, todos nós somos convidados por Jesus a fazer isso a cada dia de nossa vida.
Uma Mãe encontrada nas águas para nos ajudar
Entre todos os títulos marianos, certamente o de Nossa Senhora Aparecida ocupa um lugar especial na devoção dos católicos brasileiros.
Certamente porque, no nosso país, a devoção à Nossa Senhora Aparecida se entrelaça com a nossa história e identidade.
Encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, entre as redes de três humildes pescadores, a imagem de Nossa Senhora Aparecida se tornou um símbolo de fé e esperança para o povo brasileiro. Mais do que isso, Nossa Senhora Aparecida é a Mãe de todos os católicos brasileiros.
Medianeira de todas as graças
A Igreja reconhece Maria como medianeira de todas as graças porque, estando mais perto de Deus e do seu Filho, Ela intercede por nós como Mãe.
E foi certamente por reconhecer sua poderosa ação que São João Paulo II a chamou de “Mãe da Esperança”.
Logo, São Luís Maria Grignion de Montfort, grande devoto da Virgem Maria, manifestou, em sua sabedoria, uma teoria do porquê de Nossa Senhora ser a Medianeira de todas as graças.
E ele expressou isso no seu livro “O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria”. No livro, ele afirma que Deus, sabendo que somos pessoas cheias de fraquezas, inconstantes e pecadores, além de indignos e incapazes, teve compaixão de nós. E assim, para nos dar acesso à Sua misericórdia, Deus nos concedeu Maria como uma poderosa intercessora.
Agora, imagine Nossa Senhora diante de Jesus defendendo sua vida e apresentando as suas súplicas, como fez no casamento nas bodas de Caná. Que cena linda o Filho olhando para a Mãe com os olhos cheios de ternura, escutando-a com amor e atenção, enquanto a voz doce e suave da Mãe suplica-lhe por graças para a sua vida. Quanto amor!
Por que fazer uma promessa a Nossa Senhora Aparecida?
Você tem passado por um tempo difícil? Seja com a sua saúde ou de algum familiar, seja na área financeira, desemprego ou qualquer outra situação que só um milagre pode resolver?
Então, você tem motivos para confiar na intercessão de Nossa Senhora Aparecida e recorrer a Ela. E mais do que isso, você pode fazer uma promessa a Nossa Senhora Aparecida como forma de agradecimento pela graça que você confia que vai receber por meio da intercessão dela.
Logo, ao fazermos uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, expressamos declaradamente a nossa fé e confiança em sua intercessão. Portanto, é um ato de amor e gratidão, reconhecendo seu papel maternal em nossas vidas.
Na própria Palavra de Deus existem passagens bíblicas que contam sobre experiências de promessas. Jacó faz uma promessa a Deus dizendo: “Se Deus for comigo, se ele me guardar durante essa viagem que empreendi e me der pão para comer e roupa para vestir, e me fizer voltar em paz à casa paterna, então, o Senhor será o meu Deus. Essa pedra da qual fiz uma estela será uma casa de Deus, e pagarei o dízimo de tudo o que me derdes” (Gn 28,20-22).
Além dele, Ana, a mãe do profeta Samuel, também fez uma promessa: “E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça” (1Sm 1,11).
Opções de promessa a Nossa Senhora Aparecida
Existem diversas opções quando o assunto é fazer e cumprir uma promessa a Nossa Senhora Aparecida. Algumas delas são:
- Rezar uma Novena de Nossa Senhora Aparecida pedindo a graça e outra na intenção de agradecer a graça alcançada. Afinal, diferentemente do que muitos pensam, uma novena não serve apenas para pedir, mas também para agradecer.
- Participar da Santa Missa é outra forma de agradecimento a Nossa Senhora Aparecida por suas bênçãos e pedindo sua intercessão.
- Fazer doações: contribuir para obras sociais e caritativas em seu nome, como forma de expressar sua gratidão é outra forma de pagar uma promessa a Nossa Senhora Aparecida.
- Visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida: peregrinar ao Santuário de Aparecida para agradecer e pedir bênçãos é uma ótima maneira de se pagar uma promessa assumida com a Mãe Aparecida.
- Realizar outras ações de fé: assumir práticas devocionais como jejum, abstinência, orações diárias, entre outras, também conta para se pagar uma promessa.
Peregrinação ou Romaria: uma jornada de fé
Como já foi dito, a peregrinação ou romaria a um Santuário de Nossa Senhora Aparecida é uma forma especial de se cumprir uma promessa à Virgem Pretinha!
Logo, uma peregrinação ou romaria é uma jornada de fé, um encontro com a Mãe de Deus em seu lar.
Uma romaria é uma peregrinação religiosa, geralmente feita a pé ou em excursão, a um local sagrado. É um ato de fé e devoção, que busca a graça divina através da penitência, do sacrifício e da oração.
Ao longo do caminho, o romeiro deve se conectar com sua fé, meditar sobre sua vida e se aproximar de Deus. Portanto, a experiência da peregrinação fortalece a fé, renova a esperança e traz paz interior.
Enfim…
Cumprir uma promessa a Nossa Senhora Aparecida é um ato de fé, amor e gratidão. É um modo de reconhecer sua intercessão em nossas vidas e fortalecer nossa devoção mariana.
Com fé e devoção, abra seu coração à Mãe Aparecida e deixe-a guiar seus passos na jornada da vida.
Confira também:
Infográfico: Como organizar uma Romaria ao Santuário de Aparecida – Astorga