A promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida

princesa_gravida

A promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida é um fato que muitos desconhecem na história da padroeira do Brasil. Imagine uma mulher, que apesar do título de monarca, desesperada, se ajoelha e assume a sua pequenez.

E, diante da padroeira, promete uma coroa em troca do milagre de ser mãe. Porém, esse é um episódio não só religioso, mas também de bastante relevância histórica.

Esse fato pouco comentado demonstra a fé de uma mulher monarca. Fé esta, que conversa com a realidade de tantas outras mulheres que precisam renovar a sua esperança no Deus que tudo pode realizar.

E foi através dessa promessa que espalhou-se ainda mais o poder da intercessão Daquela que apareceu no Rio Paraíba.

Quer saber mais sobre a promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida? E o que essa história tem a nos ensinar sobre fé e esperança? Continue lendo!

Um breve histórico sobre a aparição de Nossa Senhora no Brasil

Em meados de 1717, o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da província de São Paulo e Minas Gerais passaria pela Vila de Guaratinguetá.

Nessa passagem, uma festa seria dada em homenagem ao Conde, e, para tal, três pescadores foram convidados a pescar os peixes para o banquete. Eram eles: Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso.

Porém, após muitas tentativas de pesca no Rio Paraíba sem nada apanhar, eles chegaram até o Porto Iguaçu. Foi aí onde tornou-se claro a intercessão de Nossa Senhora pelo Brasil.

João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem.

Daí em diante os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores. Durante 15 anos seguidos, a imagem ficou com a família de Felipe Pedroso, que a levou para casa, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para rezar.

Assim, a devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante a imagem.

Portanto, antes do milagre realizado através da promessa da Princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida já se contavam inúmeras graças derramadas sobre o Brasil.

Antes de saber da promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida, quem foi a princesa Isabel?

A promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida não foi um tiro no escuro ou uma tentativa de sorte. Pelo contrário, através da carta enviada pela própria princesa à Padroeira do Brasil, segundo o site Minha biblioteca católica, conseguimos identificar algumas de suas qualidades:

“Eu, diante de Vós, sou uma Princesa da terra e me curvo, pois és a Rainha do Céu e Te dou tão pobre presente que é uma coroa que seria igual à minha, e se eu não me sentar no Trono do Brasil, rogo que a Senhora se sente nele por mim e governe perpetuamente o Brasil.”

Assim, fica claro para nós que a Princesa era uma mulher de fé, tinha a humildade de reconhecer sua pequenez diante da grandiosidade da Rainha do Céu.

A promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida

Como muitas mulheres, ela desejava ser mãe, mas enfrentava a dura realidade de não conseguir engravidar. Por isso, a princesa Isabel, movida por uma fé expectante, fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, em 1868.

Ela buscava alcançar a grande graça, a bênção de ter um filho: se ela engravidasse, ofereceria um manto e uma coroa à Nossa Senhora.

Em 1874, após o nascimento de seu primeiro filho, Pedro de Alcântara, a Princesa Isabel cumpriu sua promessa. Ela doou uma coroa de ouro e um manto ricamente bordado para a imagem de Aparecida. E a coroa doada por Isabel é usada até hoje em celebrações especiais na Basílica de Aparecida.

Esse gesto de fé e devoção da Princesa Isabel é um dos marcos importantes na história da veneração de Nossa Senhora Aparecida, que hoje é a padroeira do Brasil. 

Logo, a promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida e a doação da coroa e do manto, simbolizam a profunda relação de fé entre a família real brasileira e a devoção à Nossa Senhora Aparecida. Devoção que se espalhou por todo o país.

De lá pra cá, são muitas as capelas e paróquias que levam seu nome pelo Brasil afora, inclusive o nosso Santuário, que a tem por Mãe e padroeira!

Como a promessa da princesa Isabel a Nossa Senhora Aparecida, confie o seu impossível a Ela

Assim como a Princesa Isabel, muitas mulheres enfrentam dificuldades para engravidar. Algumas permanecem esperançosas, outras nem tanto. E ainda outras passam a acreditar que sobre elas impera um querer divino que as impedem de ser mãe.

Porém, partindo do ensinamento que diz “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8,28), até as dificuldades são oportunidades de experimentar a misericórdia divina. Logo, a vontade de Deus será sempre o nosso paraíso.

E não há pessoa que foi mais agraciada pela misericórdia de Deus do que a Virgem Maria. A “toda cheia de graça” sabe bem as veredas que nos levam até a perfeita vontade do Pai do Céu.

Por isso, se você enfrenta essa realidade de infertilidade, tenha coragem e faça como a Princesa Isabel. Entregue-se à intercessão poderosa da Virgem Mãe Aparecida e creia, o melhor de Deus para a tua vida será feito!